Anúncio

Rufus para Windows

  • Grátis

  • Em Português
  • V 3.20
  • 4.2

    (609)
  • Status de segurança

Análise Softonic

Rufus, uma das melhores ferramentas de código aberto do mundo

O Rufus é um utilitário capaz de converter uma unidade normal de estilo flash em um dispositivo Pen Drive Bootável que pode iniciar um DOS. Sendo um dos mais simples e seguros de utilizar, o Rufus IE é alternativo ao UNebootin e ao Universal USB Installer. Portanto, para quem busca iniciar o computador no DOS, essa é a melhor opção.

Trata-se de um programa que ocupa muito pouco espaço e é portable. Ou seja, a partir do download, ele cria um arquivo responsável pela configuração da inicialização da unidade flash e pode ser instalado em qualquer dispositivo. A partir de uma imagem ISO do Windows, é possível criar um disco boot para conseguir inicializar a partir do DOS.

O que o Rufus é capaz de fazer e como faz?

Criado por Peter Batard em 2011, o Rufus foi desenvolvido para substituir a ferramenta de formato responsável pelo armazenamento em disco USB HP (HUDSFT) do Sistema Operacional Windows. Com o lançamento do Rufus, foi necessário que, ao longo dos anos, ele ganhasse novas versões e atualizações a fim de se adequar às necessidades de cada usuário e com a finalidade de iniciar um SO a partir do DOS.

Uma das melhores atualizações do Rufus aconteceu em 2020, quando criaram diversos recursos de estabilidade e confiabilidade. Além disso, o grande divisor de águas do aplicativo no que se refere as atualizações é a possibilidade da inclusão de imagens ISO, inicialização do UEFI e, ainda, o Windows To Go.

Crie arquivos de instalação com o Rufus

O Rufus é responsável pela formatação das unidades de flash cujo sistema está corrompido devido à falta de algum arquivo importante para seu funcionamento, ou em casos em que o computador está sem um sistema operacional, como por exemplo, o Windows, Linus ou sistemas operacionais UEFI.

Com o Rufus, é possível criar um arquivo de instalação com base na imagem ISO do tipo inicializável. Além disso, esse utilitário também serve para funções menos específicas, entretanto, de suma importância, como para atualizar a BIOS ou qualquer outro firmware DOS.

A revolução dentro de um utilitário

Antes do Rufus, os usuários costumavam armazenar as imagens ISSO inicializáveis em CD’s através de programas muito conhecidos como o InfraRecorder. No entanto, com o advento da tecnologia e seus avanços, o criador do Rufus, cansado das limitações do HUDSFT, resolveu desenvolver um utilitário de acesso gratuito e com mais funcionalidades.

Com isso, o Rufus se tornou o utilitário mais usado no mundo para flashear unidades de disco. Uma das melhores características do Rufus é a constante atualização ao qual ele é submetido, e de acordo com as necessidades de evolução dos sistemas operacionais, ele vem ganhando novos atributos, ferramentas e funcionalidades a fim de atender ao que realmente importa. Apesar de ser um utilitário muito simples, é também um dos mais eficazes.

Como se utiliza o Rufus

Para utilizar o Rufus, o primeiro passo é ter uma imagem ISO do Sistema Operacional que o usuário deseja instalar. Pode ser UEFI, Microsoft Windows ou Linux. Essa imagem ISO do SO será responsável pela instalação ou correção de problemas em um computador. É importante salientar que esse arquivo deve ser livre de vírus e malware, já que o utilitário não faz varreduras automáticas em busca disso.

Uma vez tendo o arquivo ISO, é preciso baixar a versão mais atual do Rufus, que seja compatível com cada computador e, além disso, também é necessário uma unidade flash, que pode ser cartão de memória ou Pendrive. Com o necessário em mãos, basta executar o Rufus que, automaticamente, ele deverá reconhecer o dispositivo a ser flasheado. Na interface do utilitário, unicamente é necessário buscar pela imagem ISO e, após isso, é necessário apenas iniciar o programa para que ele crie automaticamente o instalador USB.

Algumas pré-configurações podem ser solicitadas antes da inicialização do Sistema Operacional através do DOS, como no caso de ser necessário entrar na BIOS do sistema e escolher a unidade que deverá iniciar o computador a partir da próxima inicialização. Assim, a máquina reconhece que deverá ligar primeiramente na unidade USB, por exemplo, possibilitando assim a instalação do SO desejado.

Interface simples, intuitiva e clean

Para evitar que o uso seja adotado apenas por usuários mais experientes, o desenvolvedor do Rufus optou por um design estilo clean, sem muitas informações desnecessárias em sua interface e com alguns atalhos fáceis para ajudar quem não dispõe de tanto conhecimento para criar uma unidade bootável.

Com isso, ao entrar no Rufus o usuário se depara com informações claras, precisas e com caixas de seleções muito precisas no que se refere ao uso. Por exemplo, para escolher o arquivo ISO, ele abre uma janela onde é mais provável que o arquivo já esteja. Para formatar a unidade, a opção aparece de forma objetiva e para iniciar o programa, bastam alguns poucos cliques.

Cumpre exatamente com o que se propõe

O Rufus é uma ferramenta específica para a criação de uma unidade flash inicializável, isto é, onde se possa incluir um sistema operacional e, a partir dele, instalar em qualquer computador. Com suporte para UEFI, Windows e Linux, ele entrega realmente o que promete. Confiável e com constantes melhorias, atende as necessidades de públicos de diferentes níveis de conhecimento.

PRÓS

  • Suporte para imagem ISO diretamente dentro do utilitário.
  • Compatível com Sistemas Operacionais UEFI, Microsoft Windows e Linux.
  • Fácil de mexer, não necessitando ser usuário avançado.
  • Portable, ou seja, pode ser executado em qualquer unidade Flash.

CONTRAS

  • As novas versões demoram a ser compatíveis com novos SO's.
  • Não faz varredura antivirus.
  • Não reconhece malware ou erros de instalação.
  • Impossível fazer múltiplas instalações.

Em outras plataformas

Programa disponível em outros idiomas


Rufus para PC

  • Grátis

  • Em Português
  • V 3.20
  • 4.2

    (609)
  • Status de segurança


Opinião usuários sobre Rufus

Já experimentou Rufus? Seja o primeiro a deixar a sua opinião!


Anúncio

Explorar Apps

Anúncio

Anúncio

As leis relativas ao uso deste software estão sujeitas à legislação de cada país. Não incentivamos ou autorizamos o uso deste programa se ele violar essas leis.